Bicicletas Santiago em Grande

                na 3ª Prova do Inatel

 

 

Após o estágio no fim-de-semana anterior, este domingo dia 12 de Dezembro desloquei-me até Portalegre juntamente com a equipa para realizar mais uma prova a contar para o circuito inátel 2010/2011. Após a alteração do local da prova, esta realizou-se num traçado já conhecido por parte de quase todos os atletas, no monte das Coutadas. Em ralação ao circuito, era um circuito muito rápido com várias zonas em estradão , alguns single-tracks de baixo nível técnico. Após uma semana onde a bicicleta já foi uma realidade praticamente todos os dias embora ainda condicionada pelas baixas intensidades, pois tem de se fazer a coisa pela certa para aguentar a longa e desgastante época que se avisinha. Comecei a prova na liderança da corrida , onde só o Ruben Carrilho conseguiu vir na roda até a 1ªvolta , de seguida fizemos um trabalho conjunto os 2 durante as 6 voltas , onde já na parte final quando seguia na liderança tive uma saída do trilho algo aparatosa e o Ruben passou para a frente, esperou um pouco por mim e ainda mais perto da chegada teve uma queda aparatosa onde se aleijou e seguimos a ritmo baixo até ao fim, no final como o Ruben está em primeiro no Circuito Inatel deixei-o passar na frente e acabar assim em 2º com o mesmo tempo. Em relação ao resto da equipa , houve algumas estreias como é o caso do Kevin e do Sérgio Santos que tiveram uma prestação positiva , com o primeiro a alcançar a 5ª posição e o 2ª a 6ª posição após um problema mecânico quando seguia no encalce do 2º classificado em Vet A. Nos séniores a equipa alcançou também excelentes posições de realçar o 1º lugar do João Mariano e 2º do Miguel Salvado. Em Veteranos o maior destaque vai para o 3º lugar na ponta final alcançado pelo sr José Salvado. 

 

 

 Resultados da equipa:

Seniores:

1º- João Mariano

2º- Miguel Salvado

4º- Pedro Correia

6º- Roberto Mendes

 Veteranos A

4º - Jorge Ribeiro

5º- Luis Moreira

6º- Sérgio Santos                                                  Fotos da Prova

 Juniores

1º- Ruben Carrilho

2º- Rui Carvalho

5º- Kevin Sá

Veteranos B

3º- José Salvado  

5º- Paulo Jesus 

9º - José Alves      

27º- Manuel Martins                                                Classificações oficiais AQUI

 

 

 

       Estágio Bicicletas Santiago

       Dezembro de 2010

 

 
 Nos dias 3,4 e 5 de Dezembro a equipa reuniu-se na pousada das minas situada no Cabeço do Pião (Fundão), local propicio para a equipa estagiar, pois possui um relevo caracteristico muito propicio á pratica da modalidade. O dia 3 foi o dia da chegada , onde chegámos por volta das 22h e cada um arrumou as suas coisas. Dia 4 era dia de levantar cedo e a equipa levantou-se logo por volta das 7e30h, preparámos o pequeno almoço e de seguida foram feitos testes de potência a cada um dos atletas e no final foi determinada a relação peso potência de cada atleta. Após a realização dos testes os atletas almoçaram e as 15h partiram para um treino técnico por volta de 2h, onde percorreram dos mais técnicos e espectaculares trilhos da região. No dia 5 tinha-mos á espera um dia um pouco mais complicado , onde estava previsto a realização de 1 treino mais longo, começamos por enfrentar alguns dos trilhos técnicos que tinha-mos ultrapassado no dia anterior e de seguida dirigi-nos para uma longa subida até cerca dos 1100m onde nos deparamos com condições atmosféricas e do trilho um pouco condicionadas, neve e gelo, aproveitamos para tirar algumas fotos e de seguida optamos por descer por uma estrada de alcatrão, mas a tarefa não foi fácil o frio aumentou cada vez mais e a aderência ao piso diminuiu e muito, foram várias as quedas que alguns atletas deram descida a baixo, conseguimos assim realizar um treino de cerca de 2he30 min um pouco atribulado.

 

 

 

Atletas Presentes no Estágio:

                                                                 Fotos do Estágio

Elite - Bruno Fernandes, Pedro Correia

Sub-23 - Rui Carvalho, Miguel Salvado, Ruben Rocha, Roberto Mendes , Ruben Carrilho 

Vet A - Marco Macedo ,João Mariano, Sérgio Santos

Vet B - José Salvado , Carlos Madureira, Paulo Jesus

Juniores - Diogo Monteiro , Kevin Sá              

 

                 2ª Prova Inatel 

 

 

 

No passado fim-de-semana, dia 19 de Novembro, realizou-se a 2ªprova pontuavel para o  

15º Circuito Fundação INATEL Portalegre,

prova esta realizada na Freguesia de Alegrete , situada no Parque Natural da Serra de S.Mamede. Só tenho a dizer bem do excelente percurso que o GD Alegrete escolheu para a realização da prova, pois possuía de tudo um pouco , desde longas súbidas , a pequenos topos e alguns espectaculares Single-tracks abertos de Raiz. A prova correu normalmente para esta fase da época , visto que só comecei a ter contacto com a bicicleta na 5ª-feira anterior à prova, no entanto consegui uma segunda posição na Categoria júnior e top 10 da geral, visto que neste circuito ainda tenho mais um ano nesta categoria. Tinha a intenção de mudar já para sénior, visto que essa vai ser a minha nova categoria a nível nacional , mas de forma a trabalhar para a equipa e visto que os juniores dão o mesmo número de voltas que os séniores, fiquei a correr nos juniores por mais um ano. A prova foi ganha pelo meu colega Ruben Carrilho que lidera assim a classificação geral do circuito. Na próxima prova espero ja me encontrar melhor fisicamente, embora os treinos de bicicleta ainda estejam um pouco condicionados , sendo feitos intercalados com treinos de corrida e ginásio durante o próximo mês. Segue-se no proximo fim-de-semana um estágio com a equipa na pousada das minas da Panasqueira...

 

Resultados da equipa:

Seniores:

4º- Pedro Correia

6º- Bruno Fernandes

7º- Roberto Mendes

 Veteranos A

4º - Jorge Ribeiro

6º- Luís Moreira

Juniores

1º- Ruben Carrilho

2º- Diogo Monteiro

6º- Rui Carvalho

Veteranos B

3º- José Salvado

6º - Paulo Jesus

8º - José Alves

 

Inatel 2010/2011

 

Dia 14 de Novembro teve início o Circuito inatel 2010/2011 , que se realiza na região de Portalegre. Este Circuito conta com uma participação cada vez mais elevada, logo na prova inicial  marcaram presença mais de 100 participantes. Como a minha preparação ainda me encontro em período de transição para a nova época, realizei a prova para ajudar a equipa a pontuar e para rever os colegas que já não via a algum tempo. O traçado preparado pelo CPT Assentos era muito rolante com poucas zonas técnicas, onde os atletas com maior poder físico , podiam impor a sua autoridade neste tipo de terreno. No que toca ao decorrer da prova, correu um pouco mal visto, que não estava preparado para partir quando se deu o sinal de partida e tive de recuperar esse tempo , quando fechei o espaço que existia entre mim e os outros atletas e me preparava para ganhar posições, tive um furo na roda da frente , o que me levou a ter de trocar a roda , acabando assim na 6º posição. A prova foi ganha pelo Ruben Carrilho que este ano representa também as cores da Equipa Bicicletas Santiago, seguido por Diogo Monteiro também atleta e uma jovem promessa da equipa.

 

Resultados da equipa:

Seniores:

3º- Pedro Pereira

6º- Pedro Correia

8º- Roberto Mendes

Veteranos A

4º - Luis Moreira 

6º- Jorge Ribeiro

Juniores

1º- Ruben Carrilho

2º- Diogo Monteiro

6º- Rui Carvalho

Veteranos B

4º- José Salvado

6º - José Alves
 

Apoios 2011

 

Para 2011 vou poder continuar a ter apoio por parte da Loja Bicicletas Santiago em Castelo Branco, bem como do projecto www.tiagoaragao.com. Estarei sempre aberto a quem me queira apoiar quer individualmente, quer a equipa que represento.

Pois apoios serão sempre bem vindos... 

 

 Época 2010/2011

 


Dia 5 de Novembro foi o dia escolhido para equipa Bicicleta Santiago /Palegessos /Sildicons, realizar um jantar de convívio e apresentação dos novos atletas para a próxima época , bem como de apresentação da equipa aos patrocinadores e imprensa da região. Este jantar serviu também para os atletas que iram deixar a equipa no próxima temporada se despedirem da equipa, a estes desejo muita sorte no futuro... A equipa vai assim contar na próxima temporada com mais 2 atletas juniores, 1 elite e 2 sub-23. Vou ficar pelo menos mais um ano a representar as cores da equipa, e mais uma vez vou dar tudo o que tenho para satisfazer tanto os meus objectivos como os do colectivo. Pretendo estar presente na Taça de Portugal XCO , Taça de Portugal XCM , Campeonatos Nacionais e algumas maratonas e provas a nível regional. Esta ano vai ser  de adaptação á categoria de sub-23, quer a nível de andamentos, quer a nível de tempo de prova. È com agrado que confirmo a minha presença na equipa , após ter recebido algumas propostas de outras , as quais agradeço , mas sinto que fiz a melhor opção mostrando assim interesse em continuar nas Bicicletas Santiago/Palegessos/Sildicons. A primeira prova onde o colectivo vai marcar presença será já no próximo fim-de-semana , no circuito inatel em Portalegre. Espero que seja mais um ano em grande, pelo menos vou trabalhar para que assim seja.

Retrospectiva 2010

 

Desde o dia 15 de Novembro de 2009 em que representei pela primeira vez a camisola das Bicicletas Santiago/ Palegessos/ Sildicons até ao dia de hoje muito se passou na minha vida, desde alegrias a momentos menos bons... Agora que a época acabou só me resta fazer a retrospectiva de tudo o que ficou para trás e de todos os objectivos cumpridos e aqueles que ainda ficam no sonho!!!

Posso dizer que esta foi a minha 2ª melhor época de sempre em termos de resultados , o 2º lugar na taça de Portugal de XCO foi prova disso , pois desde início que me propus a trabalhar para um top 3 e sinto orgulho em tê-lo conseguido para além disso tive bons momentos de forma em várias outras provas não oficias: regionais, meia-maratona de Portalegre, Open XCR-4H , Maratonas etc... Sou sincero e aquele furo no campeonato Nacional de XCO, desanimou-me muito , pois era objectivo principal para este ano fazer pódio no CN.

Esta foi também a época em que tive a minha primeira experiência na estrada e deu para ver que é um mundo completamente diferente, embora não tenha tido resultados de grande relevo , aprendi muita coisa e deu para ver que o pessoal ainda é mais doido do que no Cross, aquilo quando anda , anda a sério ;)

Por isso também agradeço á equipa do Lousa pelos momentos que me proporcionaram bem como aos meus colegas a quem desejo um Futuro promissor e que se divirtam principalmente.

Como não podia deixar de ser, agradeço á minha família que apesar de não se importar se fico bem ou mal classificado , apenas se preocupam se me sinto feliz com o que faço, principalmente o meu irmão que esteve sempre pronto para por o carro a trabalhar e me levar onde quer que fosse.

Agradeço também ao meu treinador Tiago Aragão com quem sinto orgulho em "trabalhar" e o considero como um amigo e grande responsável pelos bons momentos que tenho atravessado nos últimos 3 anos, é ele que me põe a sofrer no treinos e a sorrir em prova.

E mais uma vez á minha equipa e ao sr José Alves da loja Bicicletas Santiago em Castelo Branco, que teve sempre a meu lado para o apoio quem tanto precisei a nível mecânico e não só. Ao meu director Marco Macedo, que para além disso é colega de equipa e sabe aquilo que se sofre para estar sempre a Top e respeitou os meus altos e baixos, bem como a todos os elementos da equipa , que me deram momentos 5*...

Obrigado também a todos aqueles amigos que acreditam em mim, aqueles que puxaram por mim nas provas que por vezes nem sei o nome, mas que me dão uns Watts a mais. Aqueles que tiveram contra mim e por vezes me disseram para desistir também vos agradeço, e podem gastar mais paleio porque isso só me motiva mais , sou torto e não gosto de desistências por isso continuem.

Agora vou começar a preparar a nova época no ginásio e pensar no futuro ,deixar tudo o que se passou de mau para trás e voltar mais forte, pois para o ano espero continuar forte e em Família nas Bicicletas Santiago/ Palegessos/Sildicons... Thank´s

Norte Alentejano XC#3 Belver

 

 

No dia 17 de Outubro desloquei-me ate Belver para realizar a ultima competição desta época , sentia-me sem qualquer cansaço pois poucos foram os dias em que toquei na bicicleta na semana anterior. Como tal tanto poderia obter uma boa classificação, como pelo contrario devido á falta de treino a prova não correr assim tão bem. Belver tinha a espera de todos os participantes um percurso ao nível dos melhores nacionais, considerado por muitos o melhor do Troféu NA , superando assim o já conhecido e espectacular traçado de Avis. Como referi anteriormente , não sabia como me encontrava para esta prova e com uma má partida , fiquei um pouco para trás , até que consegui alcançar o 4º posto, que não mais larguei até final da prova, realizei esta prova com um ritmo um bocado limitado , mas serviu de bom treino e divertimento nas partes bastante técnicas que a mesma  possuí-a .

  

3 Horas de Resistência BTT ADFR - Vila do Crato


 

No dia 10 de Outubro , desloquei-me até a localidade do Crato para participar numa prova de 3 horas , prova esta que participaram cerca de 80 atletas dos quais 5 pertenciam ao Team Bicicletas Santiago/Palegessos/Sildicons. O percurso da prova estava muito bem construído , tendo zonas onde era preciso alguma técnica e perícia por parte dos atletas. Posso adiantar que a prova me correu melhor do que estava a espera pois numa fase da época em que o treino ja é apenas para rodar as pernas da longa e desgastante época anterior, consegui fazer uma excelente prova , partindo bem alcançando a 3ª posição da geral junto dos dois atletas da frente , Marco Macedo e Miguel Salvado também da minha equipa, com o passar das voltas e com cerca de uma hora de prova, fui ultrapassado por um atleta e assim me mantive até ao fim, onde consegui recuperar algum tempo mas não o suficiente para ultrapassar o 3º atleta mais rápido nesta prova. Terminei assim na 4ª posição da geral e em 1º dos juniores. No colectivo conseguimos ganhar as categorias de juniores, Veteranos A, Seniores, Veteranos C

 

Fotos , classificações e video do envento

 

 

  

Azar na II Rota do Teixo

 

Foi este o nome escolhido para a maratona que se realizou dia 3 de Outubro na localidade de Teixoso , próxima da Covilhã, com um traçado com cerca de 60 km , realizados na sua totalidade em plena Serra da Estrela. A maratona ficou marcada desde inicio pelas condições climatéricas adversas e não muito agradáveis a pratica da modalidade , pois a chuva e o vento foram bem notórios de início ao fim do evento. Não estava a contar em realizar muito mais provas este ano, mas foi a convite do meu director e colega Marco Macedo e na companhia de grande parte da minha equipa me desloquei até Teixoso para realizar a maratona. Esta maratona tinha como convidado especial Victor Gamito ex-profissinal de estrada , agora mais empenhado que nunca no BTT. Foi dada a partida por volta das 9h , a corrida começou a ritmo intenso, para uma partida a frio e ainda por cima debaixo de chuva , formou-se um grupo na frente onde eu segui juntamente com praticamente todos os elementos da minha equipa, ao longo da parte inicial de subida em alcatrão foram surgindo alguns ataques de atletas e deixei-me ficar no grupo até que o Vitor Gamito numa parte mais plana , me conseguiu deixar a mim e alguns atletas tendo os restantes seguido na sua roda , até que se entrou no terreno de terra , onde o ritmo na frente seguia muito forte e este ficou-se pela maratona dos 30 km´s. Os primeiros 25 km´s eram especialmente duros , em subida constante , mas não consegui fazer a parte mais dura na prova na frente , e quando seguia a recuperar posições numa das descidas mais perigosas devido a muita pedra existente, fui obrigado a parar devido a um furo na roda de trás que veio a condicionar toda a corrida, tentei arranjar o furo com ajuda do meu colega João Mariano que também se encontrava com problemas ao nível dos travões. Após varias tentativas e passados ja cerca de 20min não conseguimos resolver o problema , o Mariano seguiu e eu levei a bicicleta as costas até a assistência que se encontrava alguns km´´s depois do local onde me encontrava, cheguei a assistência , onde se encontrava o meu irmão com uma roda  a minha espera. Troquei a roda e segui novamente no máximo a tentar recuperar posições , chegando assim na 18ª posição. A minha equipa Bicicletas Santiago / Palegessos / Sildicons não teve um dia facil , com vários furos e avarias , mas mesmo assim conseguiu o 1º lugar por parte do Sérgio Santos , bem com o 3º por parte do Miguel Salvado. 

 

 

 

 

Campeonato Nacional de Rampa 2010

 

 

 

 

 

O 2º Campeonato Nacional de Rampa, em BTT, que se disputou-se no dia 29 de Setembro em Manteigas , no Parque natural da Serra da Estrela. O desafio era superar as dificuldades impostas por uma subida com uma extensão aproximada de três quilómetros e uma inclinação de aproximadamente 15%, com zonas bastante mais inclinadas. O prémio era a atribuição dos títulos de campeões nacionais de rampa. Este campeonato ficou marcado por algumas falhas da organização em vários aspectos, mas sobretudo na atribuição dos tempos finais aos atletas. Em relação a minha prestação , foi aquém daquilo que esperava , mas penso que tal se deva ao facto de ser um atleta pouco explosivo, perdendo muito tempo na parte inicial do trajecto de 3kms, quando seguia a cerca de 1,5km´s do fim comecei a sentir-me melhor , mas ai ja éra tarde para recuperar o muito tempo que perdi inicialmente. No fim terminei na 12ª posição da categoria Junior. Destaco a prestação do meu director desportivo e colega de equipa Marco Macedo que se sagrou Vice-Campeão Nacional de Rampa em Vet.A , bem como a prestação do meu colega Sérgio Santos que realizou a sua segunda competição de sempre e obteve o 3º lugar também em Vet.A .

 

 

Maratona BTTGardunha 2010

 

 

 

 

No dia 19 de Setembro parti para esta maratona de 80km apenas com o intuito de treinar, e acumular alguma rodagem nas pernas e terminar assim uma fase de alguma intensidade de treinos para o campeonato nacional de rampa que se realiza no próximo fim-de-semana em Manteigas. Esta foi uma maratona com um principio muito rolante, que me trouxe algumas dificuldades. Após a parte mais rolante o traçado da maratona marcou a diferença , onde os mais fortes se destacaram na frente da corrida , ficando praticamente cada um por si, pois dava-se inicio a uma longa e dura subida , não me senti nas melhores condições e apenas me limitei a seguir ao ritmo que conseguia na 5ª posição, a partir dessa subida foi feita a diferença e a corrida ficou decidida , pois houve um atleta que conseguiu ganhar alguma distancia , após a parte mais dura, o terreno era novamente muito rolante , cheguei novamente perto de um grupo de atletas onde seguia o Ruben Rocha e Pedro Correia da minha equipa Bicicletas Santiago / Palegessos / Sildicons, mas quando estava quase a recolar ao grupo, tive uma indigestão que me obrigou a para e perder algum tempo, após esta paragem retomei de novo a corrida e mais a frente tive de efectuar nova paragem. Cheguei assim na 5ª posição a cerca de 2 min do 2º Classificado.

 

 

                        Fim-de-semana com dupla jornada competitiva 

 

 

Norte Alentejano XC#2 Avis 

 

  foto by: Fernando A.

 

 

Após a prova de 4H , parti para esta prova perfeitamente consciente de que não ia estar completamente recuperado do dia anterior, ainda para mais para competir com atletas de excelente nível que marcaram presença em Avis tais como o vice campeão nacional de juniores e o terceiro classificado na taça de Portugal de XCO. A prova de Avis tinha a espera dos atletas um percurso daqueles ao qual já nos habituou ao longo do tempo, um percurso extremamente técnico e físico, sendo um dos circuitos de XC em que mais gosto de correr não só pelas boas recordações que tenho desta vila Alentejana onde alcancei uma das minhas melhores classificações a nível nacional na época 2008 ao fazer 2º a cerca de 20seg do primeiro atleta e primeiro dos atletas portugueses. Esta prova não constava na planificação efectuada por mim e pelo meu treinador, mas como gosto sempre de correr neste brutal e bem construído circuito de XC não pude deixar de marcar presença. Com as limitações causadas pela competição do dia anterior da qual tive cerca de 15h de intervalo para competir em Avis, esperava-me uma corrida onde tinha que gerir a prova com muita cabeça, utilizando alguma da experiência que ja tenho. A partida em Avis é uma partida muito rápida , pois apesar de ser dada em ligeira subida, rápidamente os atletas entram numa parte urbana em paralelo que os leva até as primeiras zonas em single-track , a partir dai é um sobe e desce constante com muitos drops, curvas e contra-curvas, parti dentro do top ten , com muitos atletas a partirem logo para a frente corrida, sabia que não estava nas melhores condições para apertar logo desde início e impus um ritmo certo e constante o que fez com que há medida das voltas fosse ultrapassando vários atletas até chegar junto do 2º classificado a meio da 3º das 4 voltas que os juniores tinham pela frente, a corrida era liderada por Rodrigo Gomes vice campeão nacional, ultrapassei o segundo classificado Kristian e mantive o ritmo que ja trazia , pois estava a pagar o esforço do dia anterior e não conseguia imprimir um ritmo mais forte. Na ultima zona técnica antes da derradeira subida para a meta consegui ganhar alguma vantagem em relação ao Kristian e o 2º lugar parecia garantido , mas na subida final, quando faltavam cerca de 10m para o fim ele teve mais explosão do que eu e conseguiu passar ficando eu em 3º a cerca de 10seg. Após a prova de ontem em Castelo Branco e com apenas 2 semanas de treino após uma paragem mais longa do que aquela que estava planeada para esta fase da época para mim foi uma surpresa poder lutar pelos lugares da frente, pois ja apresentei um bom ritmo neste fim-de-semana e só espero vir a melhorar para as próximas competições. Em termos de equipa as coisas não correram como esperavamos, mas mesmo assim foi um resultado positivo. Alguns atletas acusaram o esforço da prova de 4h no dia anterior, e outros tiveram alguns problemas mecânicos, mesmo assim foi uma boa jornada. Segue-se mais uma semana de treino para domingo voltar a acção desta vez numa maratona de 75 km na Serra da Gardunha que se adivinha bem durinha...  

 

 FOTOS DA PROVA

 

 

 

Open XCR#4 Castelo Branco 

 


No Sábado dia 11 de Setembro marquei presença na ultima prova pontuavél para o Open XCR da beira Interior juntamente coma a minha equipa Santiago / Palegessos / Sildicons . A equipa demonstrou o porque de possuir o domínio completo  desta competição em todas as classes nas quais tem atletas a participar d. O percurso para mim deixou muito a desejar, pois foi aquele que das 3 provas que fiz deste troféu menos gozo me deu fazer, pois o local escolhido para a realização da prova era muito rolante e com poucos sítios onde a perícia dos atletas podé-se ser posta a prova. Em relação a prova impus um ritmo mais forte durante a primeira hora de corrida e depois foi só controlar com o meu colega de equipa Fabio Salvado , que para esta prova já se encontrava em bastante melhor forma. E assim foi gerimos a corrida ao nosso jeito chegando mesmo a dobrar os segundos classificados da nossa categoria, no final terminamos no 3º lugar da geral com mais 2 voltas do que os segundos classificados. No total realizei 12 voltas de 5,6 km´s ao circuito o que deu aproximadamente 3 horas, o meu colega de equipa Fabio fez as restantes 6 voltas que vieram a fazer com que no total déssemos 18 voltas ao circuito , fazendo cerca de 100kms. Amanhã seguirei até Avis para realizar uma prova de XC a contar para o Troféu Norte Alentejano. 

 

 Resultados da equipa:

Solo:

1º Classificado - João Mariano

2º Classificado - Pedro Correia

7º Classificado - Jorge Ribeiro  

15º Classificado - Ricardo Teixeira                                           FOTOS DA PROVA

 

Equipas 2 elementos 

1ºClassificados - Ruben Rocha / José Salvado

2º Classificados - Marco Macedo / Miguel Salvado

 

 

Equipas 2 elementos sub-19

1º Classificados - Rui Carvalho / Fábio Salvado 

 

 


Estou de Volta

 

                     

Após o infortunio no campeonato nacional de XCO e da Volta a Portugal de Juniores onde senti alguma dificuldade em seguir o ritmo dos da frente onde se rolava a grande velocidade fazendo médias a rondar os 40 km/h em etapas com mais de 100 km´s e algumas contagens de montanha de segunda e terceira categoria pela frente. Tive algumas semanas para descansar e recuperar de uma época que tem sido bastante desgastante, pois estar presente em 3 vertentes do ciclismo não é pêra doce, o XCO as Maratonas e a estrada, e precisava de descansar o corpo e a mente.               Voltei aos treinos dia 30 de Agosto, com 2 treinos muito duros logo de ínicio , com algum alívio durante a semana para dia 5 de Setembro realizar a primeira competição após a paragem, competição onde apenas tive o objectivo de ver como estou em termos fisicos. Uma maratona com cerca de 80 km a contar para o regional de Santarém onde obti a 7ª posição na categoria promoção. Deu para perceber que me encontro bem , mas que a falta de ritmo é evidente  pois com menos de uma semana de treino é normal. Parti practicamente do fim de um total de cerca de 150 atletas, pois como não tinha participado em nenhuma maratona deste campeonato, a falta de ritmo foi notória logo desde início e só comecei a impor ritmos mais fortes quando já tinha percorrido metade da maratona, chegando mesmo a ultrapassar muitos dos atletas que seguiam á minha frente. Agora segue-se mais uma semana muito dura em termos de treino sem qualquer paragem para estar presente no próximo fim-de-semana no open 4h de resistência Beira Interior em Castelo Branco e talvez no dia seguinte em Avis para realizar a prova doTroféu XC Norte Alentejano. 

 

Campeonato Nacional XCO 2010 Seia

foto by: Anabela

O dia mais esperado de toda a época tinha chegado,   18 de Julho de 2010. Cheguei por volta das 9h e 30 min ao local da prova para ver as provas da manhã de modo a verificar como ficava o percurso depois de algumas passagens dos atletas , pois iria ficar bastante diferente de quando fiz o reconhecimento no dia anterior. Era um percurso digno de um campeonato nacional , aberto de raiz e pronto a estriar neste nacional, com muita técnica e também zonas muito físicas. Após a realização das provas fui ver a respectiva entrega e atribuição dos títulos nacionais. Por volta das 13h e 45 min iniciei o aquecimento, no qual as sensações estavam a ser muito boas o que viria a adivinhar um bom desempenho durante  a prova. Finalizado o aquecimento fui para junto da linha de partida, partida esta que era dada de uma zona em alcatrão numa subida bastante dura. Os atletas ficaram bastante tempo á espera ao sol, desta vez numa espécie de boxes , onde estavam separadas as diversas categorias, o que levou a que todo o trabalho feito durante o aquecimento fosse perdido ali naquela espera duradoura enquanto se esperavam por atletas de outras categorias que ainda não tinham terminado a sua prova e se fazia a entrega dos prémios das provas anteriores. A organização falhou assim um pouco, não só pelo tempo de espera , mas támbem pelas condições onde os atletas estavam á espera para partir quando se faziam sentir temperaturas próximas dos 40º. Estava confiante num bom resultado , pois trabalhei todo o ano para esta prova e sabia que estava ali praticamente no meu melhor não fosse dorem-me um pouco as pernas. Foi dada a partida com cerca de 10 min de atraso e já se tinha ido aquecimento, os Elite foram os primeiros a partir seguidos dos sub-23 e juniores masculinos, todas as categorias separadas por 2 min.  A chamada foi feita pela classificação na taça de Portugal de XCO e assim fui o segundo a ser chamado atrás do Paulo Cepa vencedor da taça em 2010. Parti na linha da frente e rodava dentro dos 10 primeiros , sempre a recuperar posições , quando reparei que o Paulo juntamente com outro atleta que não reparei quem era. ficarem logo uns metros após a partida, tendo furado. Isto levou a que ficasse mais confiante , o atleta mais regular desta época tinha ficado para trás e eu estava a sentir-me bem e a recuperar para a frente da corrida, completei a primeira volta e após alguns metros após a 1ª passagem pela meta reparei que tinha a roda de trás estava a perder ar, nesta altura já seguia na 5ª posição com sensações muito boas e a recuperar para a frente, mas o azar também me bateu a porta , tal como a muitos outros , tinha furado no mesmo sitio do Paulo e de vários outros atletas, ainda tentei seguir com o pneu vazio , até que este perdeu o ar todo e se tornou impossível andar montado em cima da bicicleta, e pronto todo o trabalho feito era assim deitado fora com um furo a 5 km da meta, fui várias vezes aconselhado pela organização a seguir por caminhos mais curtos até a meta, o que não fiz, pois nunca desisti seja em que prova fosse, não era agora naquela para a qual trabalhei a época toda, a mais importante, aquela para a qual abdicava de todos os outros resultados que tive durante o ano, que iria desistir, lutei até ao fim durante 5 km a pé até que a entrada para a 3ª volta o 1º Junior passou por mim e fui mandado encostar. Acabei assim a prova com lágrimas nos olhos a 2 voltas do vencedor um "puto" que também merece , parabéns Gaspar! O sonho fica assim adiado até um dia.... Parabéns a todos os vencedores e vencidos! 

 

Fotos da prova

 

 

Open XCR#3 Silvares 

 

No dia 10 de Julho marquei novamente presença numa prova pontuavél para o Open XCR da beira Interior juntamente coma a minha equipa Santiago / Palegessos / Sildicons . A equipa demonstrou novamente ser a equipa que domina esta competição em todas as classes na qual tem atletas a participar de inícioao fim da prova. O percurso tinha poucas zonas técnicas, mas não foi isso que veio retirar dureza a prova muito pelo contrario , com uma subida inicial em calçada dentro da localidade de Silvares, muito dura , com zonas onde a inclinação se fazia sentir muito significativamente , que veio a fazer diferença para aqueles que se encontravam melhor preparados. A correr no escalão sub-19 juntamnete com o meu colega Fábio Salvado, cadete de primeiro ano. Em relação a prova eu e o meu treinador Tiago Aragão deliniámos que ia fazer á volta de 2 horas a bom ritmo e que depois , geria a corrida de modo ao Fábio poder entrar , pois ele ainda não se encontra na sua melhor forma. E assim foi , a partida foi adiada para as 17h devido ao muito calor que se fez sentir  e os principais candidatos á vitoria quer em equipas , quer a solo colocaram-se na frente da corrida, com o desenrolar da corrida fui ganhando tempo para os adversarios mais directos da minha categoria , e após 2h de corrida seguia com cerca de 4,5 min para o Ruben Carrilho e para o Mário Ramos, que estavam a trocar de 2 a 3 voltas. O meu colega entrou e mesmo com pouco treino conseguiu segurar practicamente toda a vatagem que tinhamos dando apenas uma volta, de seguida voltei a entrar e a manter a distancia fazendo apenas uma volta, o Fabio entra novamente , mantém essa mesma distancia e estavamos a conseguir controlar a vantagem para os nossos adversarios , eu entrei novamente dando mais 1 volta tentando recuperar ainda mais tempo. O Fabio entra novamente e eu entro de seguida para dar as duas ultimas voltas, nas quais recuperei bastante tempo o que levou a que os nosso mais directos adversarios terminassem aquase 10 min de atraso. No total realizei um total de 10 voltas e o Fábio realizou 3. A prova serviu assim para consolidar a fase de preparação para o principal objectivo da época no proximo dia 18 de Julho em Seia , onde se realiza o Campeonato Nacional de XCO.

 

 Resultados da equipa:

Solo:

1º Classificado - João Mariano

4º Classificado - Pedro Correia

6º Classificado - Jorge Ribeiro                                                  FOTOS DA PROVA

 

Equipas 2 elementos 

1º Classificados - Marco Macedo / Miguel Salvado

4ºClassificados - Ruben Rocha / José Salvado

 

Equipas 2 elementos sub-19

1º Classificados - Rui Carvalho / Fábio Salvado


 

Avaliações Físicas no CTAD

 

 

No dia 2 de Julho desloquei-me pela primeira vez até ao CTAD, onde realizei a 2ª avaliação física da época, de modo a poder determinar não só, como me encontro fisicamente nesta fase da época quando o principal objectivo se aproxima, mas também para determinar os níveis de intensidade de treino, para assim evoluir ainda mais. Estes testes vieram a mostrar que me encontro num bom momento de forma, obtendo melhores resultados do que na outra avaliação física feita em Janeiro. A determinação dos níveis de treino é importante para assim poder treinar da forma mais correcta para os próximos objectivos. O CTAD tem um ambiente bastante bom, com todo  o material necessário para garantir o máximo rendimento de um atleta de ciclismo não só a nivel de treino , mas também com  aconselhamento  nutricional , bem como a nível de suplementação. O CTAD esta a aberto assim a todos aqueles que queiram melhorar a seu rendimento , podendo marcar o seu teste com o mestre em Treino de Alto rendimento Tiago Aragão

 

FOTOS NO CTAD

 

 

 

Campeonato Nacional de Estrada

 

          

O campeonato nacional de estrada realizou-se no passado dia 26 de Junho em Stª Maria da Feira. Num circuito com cerca de 12,5 km por volta, circuito este muito selectivo , possuindo de tudo um pouco desde partes mais rolantes , descidas algumas das quais técnicas e como não podia deixar de ser com alguns topos e uma subida final em calçada que veio a dificultar a tarefa aos atletas. O meu objectivo nesta prova era o de fazer o melhor resultado possível, mas sobretudo fazer uma boa preparação para os Nacionais de Btt. A categoria junior tinha a sua espera um total de 9 voltas , o que dava cerca de 111 km de prova. A prova começa a descer e rapidamente o numeroso pelotão com mais de 100 atletas se fez a estrada , pelotão este ainda muito nervoso que rodava a um ritmo bastante alto, surgiram algumas fugas , mas devido a minha inexperiencia não consegui estar bem colocado para seguir em nenhuma delas, com o passar das voltas o pelotão foi perdendo unidades , e ia havendo sucessivos cortes devido a quedas e constantes trocas de ritmo, fiquei num desses cortes e não consegui recolar. E assim foi, segui num grupo juntamnete com alguns atletas , onde fui praticamente sempre a por o ritmo de modo a trabalhar para outros objectivos. No final fui mandado encostar á entrada para ultima ficando um pouco desiludido, apesar de saber que estava ali apenas para treinar, mas sabia que tinha de dar  meu melhor. Seguem-se semanas difíceis de treino com muita carga. 


FOTOS DA PROVA

 


 

Final da Taça de Portugal XCO 2010 

 

 

Faço um balanço bastante positivo da Taça de Portugal de XCO, conseguindo um excelente 2º Lugar da Geral. O 3º lugar logo na prova inaugural da taça fez-me acreditar , que estava para vir mais um ano em grande e foi isso que se veio a verificar. Com algumas provas menos conseguidas pelo meio, consegui ser o segundo atleta mais regular na Taça de Portugal. Quero agradecer a todos os que me apoiaram , principalmente á minha equipa Bicicletas Santiago/palegessos/Sildicons, bem como á minha familia , treinador e amigos, pois sem todos vocês não teria sido possível este resultado.

 

 

 

 Taça de Portugal XCO#5 Tábua

 

 

A 5º e ultima prova pontuavel para a Taça de Portugal de XCO realizou-se este domingo dia 20 de Junho na bonita vila de Tábua. Chegui ao local no sabado por volta das 15h e 30 min juntamente com a equipa ForvijovemBTT para   reconhecer o circuito, o percurso era muito indentico ao do ano anterior, com um nível de dificuldade técnico baixo, sendo constituído por parte em estradão onde se punham a prova as características físicas dos atletas.  Após a realização do reconhecimento dirigi-me ao Hotel para lanchar e descansar durante o resto da tarde . Os principais favoritos a vitoria final nas diversas categorias estavam presentes para consolidar a sua classificação. Tinha como principal objectivo a partida para esta prova manter o 2º lugar na geral da taça de Portugal pois, só com algum imprevisto poderia chegar ao primeiro classificado. A  prova teve inicio pelas 14h  de domingo com as categorias de Elite , Sub-23 e Juniores masc . A partida foi dada num estradão de terra batida , com alguma pedra solta  , de modo a alongar o pelotão , uma zona muito rápida e plana que me veio a causar problemas logo desde início , não conseguindo seguir com os atletas da frente,  rodando forao do top 10, cabia-me recuperar lugares e chegar o mais a frente possível , fui recuperando lugares rolando junto com alguns atletas até chegar ao top 10 , cheguei a andar no 7º posto, mas paguei a factura de uma má partida e num percurso que pouco se adaptava as minhas caracteristicas, tive uma quebra durante a 3º volta o que fez com que viesse a terminar na 10º posição, posição esta muito aquém das minha espectativasa. A prova  foi ganha , pelo João Leal ( Jorbi Test Team) seguido do Rodrigo Gomes ( Team Bike Zone / Quintajense ) e Paulo Cepa (  PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos ). Não me correu como esperava pois tinha intenção de obter um resultado melhor, mas as caracteristicas da prova e um dia em que não me encontrei no meu melhor vieram a ditar este resultado. Destaco ainda o resultado do Veterano A Marco Macedo que conseguiu subir ao 4º lugar do podio na categoria de Veteranos A, mostrando estar a atravessar um excelente momento de forma.

 

A equipa marcou presença com um total de 6  atletas:

Elite: 

19o             02:17:48           35                Correia, Pedro  

 

Sub-23:

 

9o              01:50:00            133            SALVADO, Miguel  

 

16o            01:54:00            122            TEIXEIRA, Ricardo

                                        

Juniores:

10o            01:28:04            202            CARVALHO, Rui F.                         Fotos da prova

Veteranos A:                                                                                          

4o            01:21:45            311            MACEDO, Marco

Veteranos B:

 21o            01:15:35            423        SALVADO, Jose

 

 5 primeiros classificados juniores:

1o         01:19:40         228              LEAL,João                    Jorbi Test Team       

 

2o         01:20:39         201            GOMES, Rodrigo            Team Bike Zone / Quintajense

 

3o         01:22:14         222            CEPA, Paulo                  PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos

 

4o         01:23:15       221            NUNES, Ricardo A.         CNTN Aktive Team

 

5o         01:24:10       229            RIBEIRO, Fábio              Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira  

 

10o         01:49:04         202            CARVALHO, Rui F.          Bicicletas Santiago / Palegessos / Sildicons

    

 

 

 

 

 

   

                                   III Maratona Internacional de Marvão

 

 

 

No passado domingo dia 13 de Junho desloquei-me até Marvão mais propriamente á localidade de Santo António das Areias, para competir na III Maratona Internacioanal de Marvão. Não tinha qualquer objectivo se não realizar um bom treino e conhecer novos trilhos. A partida foi dada por volta das 9h, o pelotão de bettistas tinha pela frente cerca de 7 km a subir até ao Castelo de Marvão, 5 desses km eram feitos em calçada romana o que veio a dificultar a tarefa dos atletas. Não parti na linha da frente, mas logo na primeira subida em Alcatrão, cheguei-me á dianteira , ninguem queria assumir a corrida, até que começou a subida em calçada para o Castelo onde me destaquei com 2 atletas, um dos quais do pais visinho, pois esta maratona , tal como o nome indica era Internacional e houve alguns atletas Espanhois que marcaram presença. Voltando á corrida, seguia-mos um grupo de 3 atletas na frente , com o passar dos km a subida foi endurecendo, pois a inclinação começou a aumentar, fui ganhando um fosso para os 2 atletas que seguiam na perseguição , fosso esse com cerca de 400m, a partir dai não mais larguei a dianteira e controlei a prova, fui ganho vantagem nas partes que me eram mais favoraveis, e controlando para trás , pois como os primeiros 25 km tinham practicamente a totalidade de Km´s de acumulado de subida dava para controlar os atletas que seguiam na perseguição, a partir do km 25 e ja em território Espanhol a prova tornava-se mais rolante com várias descidas e zonas de estradão. Passamos por algumas localidades espanholas como por exemplo Valência de Alcantara. Deixei de ter a noção do tempo que trazia para trás e a faltarem cerca de 25 km para o fim , quando seguia junto da mota que seguia na frente da maratona , houve um atleta que se chegou a mim , pois estávamos numa zona muito rolante e eu anbrandei um bocado o ritmo, segui cerca de 5 km com esse atletas, pois ele era muito forte a rolar, tendo de seguir mesmo na sua roda. O terreno a faltarem cerca de 15 km começou novamente a inclinar , com algumas zonas técnicas bem engraçadas e ai saltei novamente a só para a cabeça da corrida , fui ganhando vantagem até ao final , onde cheguei com cerca de 6 min para o segundo classificado. A maratona tinha um total de aproximadamente 80 km, deu assim para realizar um bom treino e meter algumas horas e quilómetros de Btt, a seguir a um dia que não foi facil, com um treino muito intenso de cerca de 2h 40 min com bicicleta de estrada. Retiro uma avaliação positiva da maratona , pois vinha cansado do dia anterior, mas mesmo assim isso acabou por não se reflectir muito , conseguindo obter a 1ª posição. A organização da prova esta de parabéns, penso apenas que têm de ter um pouco mais de cuidado com as marcações e sobretudo com as silvas que se encontravam nalgumas zonas do percurso , podendo ferir os participantes.  Segue-se a prova da Taça de Portugal XCO dia 20 em Tábua. 

 Mais analises da prova em:

http://www.forumbtt.net/showthread.php/23376-III-Maratona-Internacional-de-Marvão

 

 Taça de Portugal XCO#4 Rio de Mouro

 

 

 

A 4º prova pontuavel para a Taça de Portugal de XCO realizou-se este domingo dia 6 de Junho em Rio de Mouro. Cheguei ao local no sábado por volta da uma da tarde para reconhecer o circuito, o percurso era idêntico ao do Campeonato Nacional XCO 2009, com apenas algumas alterações. Um circuito que me trazia boas recordações e ao qual me adapto bastante bem , com muita subida e zonas muito técnicas, caracterizado por muitos como o melhor circuito de BTT a nível nacional. Após a realização do reconhecimento eu e a minha equipa (Bicicletas Santigo/Palegessos/ Sildicons) fomos para Oeiras onde ficamos hospedados até domingo. Mais uma vez marcaram presença as principais referencias do btt no panorama nacional. Parti para esta prova com objectivo de consolidar a classificação geral da taça de Portugal e de fazer um bom resultado. A  prova teve inicio pelas 14h com as categorias de Elite , Sub-23 e Juniores masc . A partida era dada para uma subida de terra batida de modo a alongar o pelotão , mas rapidamente se entrava numa zona técnica em single-track que iria levar alguns dos atletas a desmontar , pois ainda ia tudo muito junto . As categorias partiam  com uma diferença de 2 min. A ultima classe a ser chamada foi a classe de juniores, com um total de 29 atletas. Em relação á prova, correu da melhor maneira , com uma partida razoável, fui obrigado a desmontar e fazer um bocado da primeira subida do circuito á mão , pois os atletas que seguiam a minha frente tambem desmontaram , obrigando assim a que eu tivesse de desmontar, perdendo algum tempo para a frente da corrida tempo este que numa prova de XCO é precioso. Na frente da corrida, ja se tentavam isolar alguns atletas. Com uma partida muito forte Paulo Cepa (Póvoa BTT/Maxibikes/School Eventos)  seguido de Miguel Gaspar  (S.C. Maria da Fonte/ Geomoinho), Fabio Ribeiro (Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira) e Pedro Carvalho (Rodabike/ Gas) , tendo os 2 primeiros ganho vantagem , eu segui num grupo a rodar dentro dos 10 primeiros, o grupo foi ficando reduzido ao longo , das voltas, devido ás diferentes trocas de ritmo ao longo de toda a prova, até que a 2 voltas do fim impus um ritmo mais forte  , juntamente com o único atleta que conseguiu vir comigo , Ricardo Nunes (CNTN Aktive Team), alcançamos  o 3º classificado e começamos a ganhar vantagem, com o 2º classificado a vista e a faltar uma volta para o final ataquei e isolei-me no 3º posto, chegando mesmo a rolar a 30 seg do 2º, mas não foi possivel chegar mais a frente e no final terminei na 3ª posição. Retiro uma análise bastante positiva da prova pois bati-me com os melhores atletas nacionais , e este foi também o meu segundo pódio na Taça de Portugal de 2010. A corrida, que foi ganha , por  Paulo Cepa (  PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos ), seguido de Miguel Gaspar  (S.C. Maria da Fonte/ Geomoinho) . Consolidei o 2º lugar na geral da taça de Portugal de XCO , que nesta altura é liderada pelo Paulo Cepa. A proxima prova e ultima da taça de Portugal realiza-se a 19 de Maio em Tábua, local que me trás boas , mas tambem más recoradações... Quero agradecer á minha equipa , pois tem-se mostrado uma autentica familia, e cada vez , mais unida o que torna mais fácil o empenho dos atletas para conseguirem bons resultados. De destacar tambem  a prova de Marco Macedo, que estava a realizar uma excelente prova , que tudo indicaria , uma subida ao podio, mas que um problema mecânico á entrada para a 5ª volta veio a condicionar toda a corrida.

 

 

A equipa marcou presença com um total de 5  atletas:

                                       Fotos da provas

Elite:

17o            1 LAP                        CORREIA, Pedro          

Sub-23:

11o            02:13:52            133            SALVADO, Miguel

Juniores:

 3o            01:48:08            202            CARVALHO, Rui F.

Veteranos A:

12o            01:53:30            311            MACEDO, Marco           

Veteranos B:

 18o            01:25:26            423            SALVADO, Jose

 

 

Classificação 5 primeiros juniores masc:

 

1o            01:44:15            222            CEPA, Paulo            PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos        

2o            01:47:09            226            GASPAR, José         S.C. Maria da Fonte / Geominho           

3o            01:48:08            202           CARVALHO, Rui F.    Bicicletas Santiago / Palegessos / Sildicons          

4o            01:48:48            221            NUNES, Ricardo A.   CNTN Aktive Team      

5o            01:49:12            229            RIBEIRO, Fábio         Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira         

 

 

 

 

 

 

 

ATLETA: